24 a 26 de Agosto de 2021 Acesso
2
Gratuito para sócios
O evento é gratuito para sócios da Sociedade Brasileira de Fitopatologia. Aproveite a oportunidade para se cadastrar ou regularizar seu cadastro.
100% online
A edição 2021 do CBFITO está imperdível e será 100% online.

Somos sociais

Submissão de resumos


Serão publicados nos Anais do CBFITO 2021 somente os trabalhos aprovados e com a inscrição paga.

A data final para envio dos resumos é dia 30 de junho de 2021

A submissão é online, através do preenchimento dos campos do formulário eletrônico. Exemplo de exportação: Clique aqui


Serão aceitos resumos em português, inglês ou espanhol.

1. O texto completo, incluindo o título (português e inglês), nomes dos autores, endereços completos, corpo do resumo e notas de rodapé (agradecimentos, apoio, créditos, etc.) devem estar limitados a uma página.

2. Utilizar o formato MS-WORD, fonte Arial, tamanho 11, espaço simples, justificado. O texto deve ser organizado em folha de papel A4, com margens superior e esquerda de 30 mm e direita com 20 mm. Os resumos deverão conter, no máximo, 2500 caracteres (com espaços) e as palavras-chave: 3-5, separadas por ; iniciadas com letra maiúscula.

3. Título - O título em português deve ser grafado em letras MAIÚSCULAS, exceto os nomes científicos, que devem ser em minúsculas e em itálico (ex. Penicillium digitatum). A versão do título em inglês deve ser com a primeira letra maiúscula e o restante em minúsculas, exceto quando se tratar de nome próprio.

4. Autores - Os nomes dos autores devem ser escritos em letras maiúsculas, logo após o final do título, sem mudar de linha, separados por ponto e vírgula e sublinhando-se o nome do apresentador do trabalho. Ao final de cada nome, deverá ser colocado sobrescrito o número da referência das informações sobre o autor.
Terminada a lista de autores, devem ser incluídas as informações sobre os autores (instituição, endereço, bolsa, etc.), precedidas do respectivo número de referência, também sobrescrito. Incluir o e-mail do apresentador do trabalho.

5. Texto - Não deixar recuo de parágrafo. O texto deve ser corrido, sem mudança de linha. O resumo deve conter introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Os nomes científicos devem ser grafados em itálico e sem autoridades. Usar apenas nomes técnicos de produtos fitossanitários.
Não inserir tabelas ou imagens. Citações bibliográficas, quando necessárias, deverão ser feitas no corpo do texto e conter apenas o(s) autor(es), nome do periódico, volume, página inicial e ano.

6. O autor apresentador do resumo deverá estar inscrito no Congresso. Um autor apresentador porderá apresentar no máximo três (03) resumos.

Áreas temáticas de submissão


1 - Bacteriologia
2 - Biologia Molecular
3 - Clínica e Diagnose
4 - Controle Alternativo
5 - Controle Biológico
6 - Controle Químico
7 - Efetores e Elicitores
8 - Epidemiologia
9 - Fitoplasmas e Espiroplasmas
10 - Métodos Fitopatológicos
11 - Micologia
12 - Nematologia
13 - Resistência aos Patógenos
14 - Virologia
15 - Outras

Seleção dos trabalhos a serem apresentados


Originalmente, todos os trabalhos serão apresentados na forma de pôster. A Comissão Científica selecionará cerca de 30 trabalhos, preferencialmente de autores estudantes de graduação ou pós-graduação, para que os apresentadores participem de sessão síncrona de perguntas e respostas. Os apresentadores selecionados deverão preparar um vídeo curto ("Pitch"), de no máximo 5 minutos de duração, discorrendo sobre seu trabalho para fins de divulgação. Posteriormente, serão fornecidas instruções detalhadas sobre como preparar e disponibilizar o vídeo de divulgação.

Opcional: Os apresentadores de trabalhos não selecionados para as sessões de perguntas e respostas poderão realizar "Pitch", de no máximo 2 minutos de duração, discorrendo sobre seu trabalho para fins de divulgação. Posteriormente, serão fornecidas instruções detalhadas sobre como preparar e disponibilizar o vídeo de divulgação.